BOBATH

O conceito de Bobath visa melhorar a função motora grossa e o controle postural, facilitando a atividade muscular por meio de pontos específicos de controle assistidos pelo terapeuta.
​
Embora o conceito básico não tenha mudado, ele evoluiu para refletir os desenvolvimentos na compreensão da disfunção do movimento em pessoas com danos ao sistema nervoso central.
​
Em 1960, os Bobaths mudaram o nome do conceito para tratamento neuroevolutivo (ou NDT – neurodevelopmental treatment).
O conceito Bobath é atualmente definido como uma ‘abordagem de solução de problemas’. É usado no manejo e tratamento de crianças que apresentam distúrbios de função, movimento ou controle postural por causa de danos no sistema nervoso central, muito indicado para indivíduos que estejam no Espectro.
​
No Instituto Qi+ a abordagem não envolve exclusivamente os problemas sensório-motores dos pacientes. Envolve toda a pessoa, incluindo os problemas emocionais, sociais e funcionais que o indivíduo enfrenta em seu dia a dia. Ou sejam crianças, adolescentes e adultos.
​
Os terapeutas que utilizam o método devem observar, analisar e interpretar o desempenho da tarefa antes de iniciar ou adaptar o tratamento. A abordagem é individualizada e adaptada aos problemas, objetivos e metas específicas de cada indivíduo.