TEACCH

O método possui o objetivo de apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível. Traduzido do inglês, o método significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação.
​
O TEACCH foi desenvolvido por pesquisadores que desejavam uma abordagem mais eficaz e integrada para ajudar as pessoas com autismo. O TEACCH leva em consideração os autistas naturalmente visuais e por isso os terapeutas devem adaptar o estilo de estratégias de intervenção.
​
O modelo TEACCH usa uma avaliação conhecida como PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado). Através dela, é possível avaliar a criança e identificar as demandas a serem trabalhadas. A partir daí, é possível desenvolver um programa individualizado.
É importantíssimo a adaptação do ambiente para facilitar a compreensão da criança do mundo ao seu redor. O modelo tem o objetivo de melhorar a independência do indivíduo.
​
Tem como princípios que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade contribuem para melhorar o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com autismo.
​
O modelo TEACCH dá a estrutura e a organização necessária para que a pessoa autista compreenda o seu ambiente e tenha autonomia em casa, no trabalho e na escola.